Skip links

Informações Acadêmicas

Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp

Regimentos e Normas

CPG/FEA

CCPG/UNICAMP

PRPG/UNICAMP

Estrutura Curricular

https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/pos-grad/catalogo2024/unidade/fea-93/cursos/curso_55m.html

  • Integralização: As durações mínima e máxima para o curso de Mestrado são de 12 e 36 meses, respectivamente. Para obter o título de Mestre em Tecnologia de Alimentos, o aluno deverá cumprir o total de 16 créditos, sendo 2 em atividades obrigatórias e 14 créditos em atividades eletivas.

Requisitos para Obtenção do Título:

  • Integralização: Cumprir o total de créditos conforme especificado na integralização do curso e obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,5 a partir do 2º período letivo cursado.
  • Aptidão em Língua Estrangeira: Os alunos de mestrado devem ser aprovados em prova de aptidão em língua estrangeira (inglês) para poderem efetuar suas defesas de dissertação no Programa de Tecnologia de Alimentos.
  • Exame de Qualificação: O Exame de Qualificação para alunos de Mestrado constará da defesa de projeto de pesquisa que dará origem à dissertação. A defesa do projeto de dissertação será feita em exame conduzido por uma Comissão Examinadora de três (3) membros, presidida pelo orientador do aluno, no decorrer do semestre em que o aluno esteja matriculado na disciplina de Seminários do PPGTA, até o segundo semestre do curso. O aluno reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo uma única vez, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias. O candidato reprovado duas vezes no Exame de Qualificação será desligado do Programa.
  • Produção Científica: O aluno de Mestrado deverá comprovar, até a data da entrega da documentação solicitando a Defesa da Dissertação de Mestrado, a submissão 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente, relacionado ao trabalho de pesquisa de seu Mestrado, acompanhado do manuscrito enviado. A comprovação da submissão do artigo poderá ser substituída pelo registro do pedido de uma patente.
  • Defesa de Dissertação/Tese: Ser aprovado em defesa pública de Dissertação. O aluno de mestrado deverá elaborar uma dissertação sobre o assunto escolhido de comum acordo com seu orientador e aprovado pela CPG.

https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/pos-grad/catalogo2024/unidade/fea-93/cursos/curso_5d.html

  • Integralização: As durações mínima e máxima para o curso de Doutorado são de 24 e 60 meses, respectivamente. Para obter o título de Doutor em Tecnologia de Alimentos, o aluno deverá cumprir o total de 16 créditos, sendo 2 em atividades obrigatórias e 14 créditos em atividades eletivas.

Requisitos para Obtenção do Título

  • Integralização: Cumprir o total de créditos conforme especificado na integralização do curso e obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,5 a partir do 2º período letivo cursado.
  • Aptidão em Língua Estrangeira: Os alunos de doutorado devem ser aprovados em prova de aptidão em língua estrangeira (inglês) para poderem efetuar suas defesas de tese no Programa de Tecnologia de Alimentos.
  • O Exame de Qualificação para alunos de Doutorado constará de:
    • 1 – Exame de Área: Defesa de projeto de pesquisa que dará origem à tese. A defesa do projeto de tese será feita em exame conduzido por uma Comissão Examinadora de três membros, presidida pelo orientador do aluno, no decorrer do semestre em que o aluno esteja matriculado na disciplina de Seminários do PPGTA até o quarto semestre do curso.
    • 2 – Exame Geral: poderá ser realizado de uma das duas formas até o 7º semestre:
      • Por meio da comprovação de um artigo aceito que contenha resultados experimentais originais resultantes do trabalho de Tese, indexado na Base Web of Science, com classificação Qualis-CAPES definida em Instrução Normativa Vigente. O artigo será avaliado pela CCPGTA/FEA, podendo ser substituído pelo depósito de patente.
      • Por meio de apresentação escrita e oral dos resultados experimentais obtidos do projeto de doutorado que comprovem a viabilidade de pelo menos uma publicação, frente a uma Comissão Examinadora com três membros, dos quais o orientador não é participante. O Presidente da banca examinadora será indicado pela CPPGTA.
    • 3 – O aluno reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo uma única vez, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias. O candidato reprovado duas vezes no Exame de Qualificação será desligado do Programa.
  • Produção Científica: O aluno do Doutorado deverá comprovar, até a data da entrega da documentação solicitando a Defesa da tese de Doutorado, o aceite da publicação de 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente, relacionado ao trabalho de pesquisa de seu doutorado. O aceite poderá ser substituído pelo registro do depósito de uma patente.
  • Defesa de Dissertação/Tese: Ser aprovado em defesa pública de Tese. O aluno de doutorado deverá elaborar uma tese que represente trabalho de pesquisa, aportando real contribuição para o conhecimento do tema, escolhido de comum acordo com seu orientador e aprovado pela CPG.

Processos Seletivos

O PPGTA publica uma vez por ano o edital para seleção de novos alunos. O edital é divulgado em setembro e recebe inscrições até o final de outubro. O processo de seleção ocorre em novembro, para ingresso no 1ºS do ano seguinte.