- Departamentos
- Regimentos
- Sistemas
- Biblioteca
Acervo
Serviços
- Rede Sem Fio e VPN
Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos – PPG CA
Comissão
Prof. Dr. Juliano Lemos Bicas – Coordenador
Profa. Dra. Liliana de Oliveira Rocha – Titular
Profa. Dra. Adriana Pavesi Arisseto Bragotto – Titular
Profa. Dra. Glaucia Maria Pastore – Titular
Profa. Dra. Juliana Azevedo Lima Pallone – Suplente
Maria Paula M. de Barros B. Gonçalves – Repr. Discente Titular (12/2025 – 12/2026)
Prof. Dr. Juliano Lemos Bicas
E-mail: ppgcafea@unicamp.br
Docentes PPG-CA
Adriana Pavesi Arisseto Bragotto
(19) 3521-0066
pavesi@unicamp.br
Currículo Lattes
Anderson de Souza Sant Ana
(19) 3521-2174
and@unicamp.br
Currículo Lattes
Glaucia Maria Pastore
(19) 3521-3887
glaupast@unicamp.br
Currículo Lattes
Guilherme Miranda Tavares
(19) 3521-2160
tavaresg@unicamp.br
Currículo Lattes
Helena Teixeira Godoy
(19) 3521-4024
helenatg@unicamp.br
Currículo Lattes
Helia Harumi Sato
(19) 3521-2165
heliah@unicamp.br
Currículo Lattes
Juliana Azevedo Lima Pallone
(19) 3521-2169
jpallone@unicamp.br
Currículo Lattes
Juliano Lemos Bicas
(19) 3521-0065
bicas@unicamp.br
Currículo Lattes
Lilian Regina Barros Mariutti
(19) 3521-0271
lilianma@unicamp.br
Currículo Lattes
Liliana de Oliveira Rocha
(19) 3521-0088
lrocha@unicamp.br
Currículo Lattes
Nathália Cristina Cirone Silva
(19) 3521-0064
ncirone@unicamp.br
Currículo Lattes
Ruann Janser Soares de Castro
(19) 3521-2164
ruann@unicamp.br
Currículo Lattes
Linhas de Pesquisa - PPG CA
O programa está estruturado em cinco áreas fundamentais, focadas na excelência analítica, inovação biotecnológica, segurança microbiológica e integridade química dos alimentos.
1. Análise de Alimentos
Foco no desenvolvimento de tecnologias avançadas para garantir a qualidade e autenticidade dos produtos alimentícios.
Métodos Analíticos Avançados: Desenvolvimento e validação de métodos para compostos-chave, bioativos e contaminantes (ambientais e de processamento) utilizando cromatografia (UPLC e GC) acoplada à espectrometria de massas.
Qualidade e Autenticidade: Estudo de parâmetros de qualidade, detecção de fraudes e verificação de procedência utilizando ciência de dados, quimiometria e técnicas não invasivas (espectroscopia).
Segurança e Embalagens: Estudo da migração de compostos orgânicos de embalagens (bisfenóis, ftalatos, NIAS) para o alimento.
Bioacessibilidade e Saúde: Ensaios de digestão in vitro e sistemas celulares para avaliar a biodisponibilidade de nutrientes e compostos bioativos, com ênfase em PANCs e elementos essenciais.
Aproveitamento de Resíduos: Valorização de co-produtos e resíduos industriais através da extração de compostos de interesse.
2. Bioquímica de Alimentos
Pesquisa voltada à funcionalidade biológica e ao desenvolvimento de bioprocessos industriais.
Alimentos Funcionais: Identificação e avaliação mecanística de compostos bioativos em vegetais, com foco no efeito preventivo contra doenças degenerativas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, etc.).
Avaliação Biológica: Testes de capacidade antioxidante, antimutagênica e antimicrobiana em sistemas celulares e modelos animais.
Biotecnologia Enzimática: Desenvolvimento, extração e imobilização de enzimas de origem microbiana, vegetal e animal para aplicações industriais.
Processos Fermentativos: Obtenção de ingredientes de alto valor agregado (prebióticos, bioaromas, peptídeos e biocorantes) utilizando subprodutos agroindustriais como estratégia de sustentabilidade.
3. Microbiologia de Alimentos
Estudo da ecologia microbiana, controle de patógenos e segurança microbiológica ao longo da cadeia produtiva.
Patógenos e Deterioradores: Caracterização genotípica e fenotípica de micro-organismos de importância em alimentos (Salmonella, Listeria, E. coli, entre outros).
Análise de Risco e Modelagem: Modelagem preditiva do comportamento microbiano e avaliação quantitativa de riscos para bactérias e fungos micotoxigênicos.
Genômica e Bioinformática: Uso de sequenciamento de nova geração (NGS) e ferramentas de bioinformática para rastreamento e subtipagem molecular de patógenos.
Antimicrobianos Naturais: Estudo do mecanismo de ação de óleos essenciais e extratos vegetais no controle de bactérias, fungos e biofilmes.
Sustentabilidade Microbiológica: Uso de micro-organismos e enzimas para a degradação de poluentes orgânicos gerados pela indústria.
4. Química de Alimentos
Investigação das transformações químicas e interações moleculares durante o processamento.
Proteínas Alimentares: Estudo do efeito do processamento na estrutura proteica, interações com moléculas bioativas e aplicações tecnológicas de estruturas supramoleculares.
Oxidação Lipídica: Estudo da formação e inibição de óxidos de colesterol e metabólitos de oxidação de ácidos graxos durante o armazenamento.
Pigmentos e Compostos Fenólicos: Avaliação da estabilidade de carotenoides e antocianinas, identificação de produtos de degradação e cinética de reações.
Microencapsulamento: Desenvolvimento de tecnologias para proteger compostos bioativos e melhorar sua estabilidade e digestão in vitro.
5. Toxicologia de Alimentos
Avaliação da segurança e mitigação de riscos químicos para o consumidor.
Contaminantes e Resíduos: Monitoramento de micotoxinas, resíduos de agrotóxicos, fármacos veterinários e substâncias tóxicas formadas durante o processamento.
Avaliação da Exposição: Estudos de estimativa de ingestão humana, identificação de marcadores biológicos e avaliação do risco à saúde.
Mitigação de Riscos: Desenvolvimento de estratégias para reduzir níveis de substâncias tóxicas ao longo da cadeia alimentar e garantir a conformidade com aditivos alimentares.
História
O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA) foi criado em 1969, associado ao Departamento de Ciência de Alimentos e à Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/UNICAMP). O PPGCA recebeu conceito A (máximo) nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação e, com a implementação do sistema de avaliação trienal e mais tarde da avaliação quadrienal da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PPGCA tem obtido conceito 7, situando-se entre os melhores programas de pós-graduação do país. Desde a criação do mestrado acadêmico em 1969 e do doutorado em 1975, o PPGCA vem atuando significativamente para o avanço científico, tecnológico e social da América Latina.
Conceitos do Programa
Resultados das avaliações do programa ao longo dos anos, mantendo a excelência máxima:
Triênio 1998-2000: Conceito CAPES 7
Triênio 2001-2003: Conceito CAPES 7
Triênio 2004-2006: Conceito CAPES 7
Triênio 2007-2009: Conceito CAPES 7
Triênio 2010-2012: Conceito CAPES 7
Quadriênio 2013-2016: Conceito CAPES 7
Quadriênio 2017-2020: Conceito CAPES 7
Informações Acadêmicas
Regulamentos Gerais
Regulamento dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)
Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA)
Instruções Normativas (PPGCA):
Instrução Normativa 1: Credenciamento e descredenciamento de professores ou pesquisadores com ou sem vínculo empregatício com a universidade.
Instrução Normativa 2: Atribuição de bolsas institucionais aos alunos.
Instrução Normativa 3: Bolsas de Pós-Doutorado institucionais.
Instrução Normativa 4: Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado e transferência direta do Mestrado para Doutorado do PPGCA.
Instrução Normativa 5: Exame de língua estrangeira – Inglês.
Instrução Normativa 6: Exame de Qualificação.
Instrução Normativa 7: Normas de divisão de recursos (CAPES).
Instrução Normativa 8: Critérios para seleção de bolsistas para o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) (CAPES) e demais bolsas no exterior (Em atualização).
Instrução Normativa 9: Critérios para seleção de tese para indicação ao Prêmio CAPES de Tese.
Instrução Normativa 10: Comissão de autoavaliação.
Dissertações, Teses e Egressos
Consulta de Trabalhos:
Para consultar todas as dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA) da Unicamp, acesse o Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp (Terminal RI): Acessar Repositório (Terminal RI)
Mapa de Distribuição dos Egressos:
Os profissionais formados pelo PPGCA ocupam posições de liderança e destaque no mercado e na academia:
Setor público: 54,5%
Setor privado: 45,5%
Impacto Social e Inovação
Patentes (Inovação e Transferência de Tecnologia):
O programa possui um histórico robusto de depósitos e concessões de patentes no INPI (dados de 2021-Atual):
BR1020130153052: Processo de produção e aplicação de pigmento oriundo do fungo Fusarium oxyporum. (Concedida em 27/07/2021).
BR1020130191990: Processo de obtenção de peptídeos bioativos multifuncionais. (Concedida em 09/11/2021).
BR1020130270369: Processo de tingimento de tecidos e plásticos utilizando pigmentos fúngicos. (Concedida em 29/04/2021).
BR1020130334090: Método para obtenção de uma composição enzimática para formular um substrato sólido. (Concedida em 08/11/2022).
BR1020160022304: Método para determinar a probabilidade de crescimento fúngico em pães. (Concedida em 06/07/2021).
BR1020170071332: Processo para obtenção de padrões de ácidos clorogênicos. (Concedida em 10/10/2023).
BR10201806884: Método de identificação e classificação de açaí adulterado. (Concedida em 19/03/2024).
BR10201807524: Método de descontaminação de produtos embalados a vácuo. (Concedida em 03/09/2024).
BR1020190267321: Composição e formulação anticristalizante e seu uso. (Concedida em 02/01/2024).
BR13202002213: Método de identificação e classificação de alimento contendo aditivos. (Concedida em 31/12/2024).
BR1020220160988: Formulação antiviral e uso para administração intranasal. (Em análise).
BR1320220063078: Conservação da manipueira e processo de obtenção de biossíntese. (Em análise).
BR1020230159931: Obtenção de condensado à base de castanha de baru e produtos derivados. (Em análise).
BR1020240042298: Polímero pH-responsivo à base de PDMAEMA e poli(limoneno). (Em análise).
BR1020240074149: Óleo biotransformado, seu uso e composições cosmética e alimentícia. (Em análise).
BR1020240095316: Método para detectar a presença de fungos e micotoxinas em cereais. (Em análise).
BR1020240179250: Processo para obtenção de nanofibras a partir de solução polimérica. (Em análise).
BR1020240241436: Processo para produção de concentrados e isolados proteicos. (Em análise).
Desenhos Industriais:
BR302022006426-2: Trilhando a síntese energética. (Concedida em 28/03/2023).
BR302022006118-2: Dominólise. (Concedida em 09/11/2022).
Parcerias com Outros PPGs (Articulação Interinstitucional):
O programa mantém convênios formais que fortalecem a pesquisa em âmbito nacional:
IFMT (PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos): Doutorado Interinstitucional (DINTER)/CAPES (2020-2025).
UNIRIO (PPG Alimentos e Nutrição): Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas – CNPq (2020-2024).
UFSM (PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos): Acordo de Cooperação Técnica (2019-2024).
UFF (PPG Higiene Veterinária e Processamento de POA): Acordo de Cooperação Técnica (2018-2023).
UFPEL (PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos): Acordo de Cooperação Técnica (2018-2023).
UFSJ (PPG Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável): Acordo de Cooperação Técnica (2020-2022).
UDESC (PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos): Acordo de Cooperação Técnica (2018-2023).
Atuação em Órgãos, Políticas Públicas e Sociedade:
Nossos docentes ocupam posições estratégicas que influenciam normas técnicas e sociais:
ANVISA: Atuação no Grupo Técnico de Contaminantes em Alimentos (GTCF) para atualização das normas do Codex Alimentarius.
Global Harmonization Initiative (GHI): Embaixada no Brasil para harmonização global de normas de segurança de alimentos.
CAPES: Coordenação da área de Ciência de Alimentos (Planejamento e Normas de Avaliação).
FAPESP: Coordenação da área de Ciência de Alimentos na Diretoria Científica.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Atuação no julgamento de propostas de apoio à pesquisa.
OPAS/Ministério da Saúde: Monitoramento de dados para o Plano Nacional de Redução de Sódio em alimentos processados.
Comissão de Integridade e Pesquisa (UNICAMP): Ações educativas e orientação sobre ética e conduta científica.
Conselho Curador da FUNCAMP: Representação docente na gestão da fundação.
Gestão Institucional: Atuação no Conselho Consultivo da PRPG-UNICAMP e Comitê Local de Internacionalização da FEA.
Popularização da Ciência e Extensão Social:
Ações focadas em levar o conhecimento científico diretamente ao cidadão e comunidades específicas:
Projeto “Desrotulando” e “Conhecendo os Rótulos”: Aulas de educação nutricional para o grupo “Mãe Pâncreas”.
Assentamento Elizabeth Teixeira (Limeira/SP): Oficinas de capacitação para melhoria de produtos e processos do coletivo de mulheres agricultoras.
Unicamp de Portas Abertas (UPA): Palestras anuais para estudantes do ensino médio (Ex: “Microbiologia e a importância na sua mesa”).
Educação Nutricional: Elaboração de cartilhas sobre o teor de sódio em alimentos processados para orientação da população.
Divulgação Digital: Manutenção de canais de comunicação e redes sociais dedicados à divulgação científica nas áreas de Análise, Bioquímica, Microbiologia, Química e Toxicologia de Alimentos.

