- Departamentos
- Regimentos
- Sistemas
- Biblioteca
Acervo
Serviços
- Rede Sem Fio e VPN
Quem somos
A Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos da FEA/Unicamp foi criada em 1969 e atualmente possui cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto (sem título de mestre). Em 1970 a Faculdade de Engenharia de Alimentos foi indicada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como centro de excelência e seus cursos de pós-graduação são reconhecidos pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O corpo docente da Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos é constituído de 13 professores doutores que atuam em três diferentes linhas de pesquisa, com diferentes projetos, as quais são constantemente atualizadas para atenderem a crescente demanda nacional e internacional por profissionais altamente qualificados. O corpo discente é de aproximadamente 100 alunos.
Missão, Visão e Valores
Missão
Formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento de ciência e tecnologia de alimentos orientadas ao bem-estar social e ambiental.
Visão
Ser um PPG reconhecido e atrativo na produção e compartilhamento de ciência e tecnologia de alimentos comprometido com o desenvolvimento socioambientalmente sustentável
Valores
- Atuação permanente e de forma conjunta em ensino, pesquisa e extensão
- Excelência na formação e no desenvolvimento de pesquisas em ciência e tecnologia de alimentos
- Gestão responsável de recursos
- Ética, transparência e democracia
- Ambiente plural, de respeito, colaborativo e inovador
- Formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas comprometidas com o bem estar social e com o meio ambiente
Infraestrutura
Como diferencial do PPGTA, sua infraestrutura contempla plantas piloto e laboratórios exclusivos para a pesquisa de pós-graduação. Além de laboratórios específicos e equipados para cada área de pesquisa, cada uma das áreas possui plantas piloto que permitem o estudo controlado dos processos, por meio da aplicação de tecnologias compatíveis com as utilizadas na indústria e empregando-se parâmetros reais de operação. Adicionalmente, o Programa dispõe de três laboratórios multiusuários nas áreas de análise instrumental, microbiologia e análise sensorial. O Programa também conta com o Laboratório de Apoio Central, um laboratório multiusuário institucional da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. As instalações laboratoriais e de planta piloto são continuamente aprimoradas por meio da aquisição de equipamentos e também pela adequação da estrutura física, com o objetivo de manter as pesquisas do Programa alinhadas aos padrões tecnológico e científico atuais, além de propiciar um ambiente seguro e produtivo para os pós-graduandos. Quanto às plantas piloto, uma tendência é a aquisição de equipamentos de menor porte para a pesquisa, viabilizando projetos com menor consumo de energia e de matérias primas. De forma geral, na execução de reformas e novas instalações, especial atenção tem sido destinada ao meio ambiente, sustentabilidade e acessibilidade. Essas melhorias são realizadas principalmente com recursos advindos de auxílios à pesquisa concedidos por agências de fomento como FAPESP e CNPq, além dos recursos provenientes da CAPES.
Os laboratórios e plantas piloto estão listados a seguir:
- – Laboratório e planta piloto de Óleos e Gorduras;
- – Laboratório e planta piloto de Leite e Derivados;
- – Laboratório e planta piloto de Tecnologias Emergentes;
- – Laboratório e planta piloto de Frutas, Hortaliças e Produtos Açucarados;
- – Laboratório e planta piloto de Cereais, Raízes e Tubérculos;
- – Laboratório e planta piloto de Carnes e Derivados;
- – Laboratório e planta piloto de Embalagens;
- – Laboratório de Higiene e Legislação;
- – Laboratório de Análise Instrumental;
- – Laboratório de Análises Microbiológicas;
- – Laboratório de Análise Sensorial.
Além de toda a estrutura disponível no Departamento de Tecnologia de Alimentos, o Programa conta também com o Laboratório de Apoio Central (LAC), um laboratório multiusuário institucional da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP.
Coordenação
Prof. Dr. Sergio Bertelli Pfanzer Junior
E-mail: spflanzer@gmail.com
Comissão Deliberativa
Prof. Dr. Sergio Bertelli Pfanzer Junior
Profa. Dra. Ana Paula Badan Ribeiro
Profa. Dra. Priscilla Efraim
Ms. Marcos Nolasco (Representante Discente)
Docentes Permanentes
| Profa. Doutora I | Ana Paula Badan Ribeiro | (19) 3521-3402 | |
| Prof. Doutor I | Carlos Alberto Rodrigues Anjos | (19) 3521-3987 | |
| Profa. Doutora II | Caroline Joy Steel | (19) 3521-3999 | |
| Prof. Doutor II | Flávio Luís Schmidt | (19) 3521-4017 | |
| Prof. Associado I | Marcelo Cristianini | (19) 3521-4008 | |
| Profa. Doutora I | Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici | (19) 3521-3434 | |
| Prof. Associado I | Marise Aparecida Rodrigues Pollonio | (19) 3521-4002 | |
| Profa. Doutora I | Maristela da Silva do Nascimento | (19) 3521-3995 | |
| Prof. Associado I | Mirna Lucia Gigante | (19) 3521-3993 | |
| Prof. Doutor I | Priscilla Efraim | (19) 3521-3998 | |
| Prof. Doutor I | Sérgio Bertelli Pflanzer Jr. | (19) 3521-3989 | |
| Profa. Associado I | Walkiria Hanada Viotto | (19) 3521-3988 |
Colaboradores
Em breve
Egressos
Verifica-se perfil exitoso e de destaque dos egressos do PPTGA. Os Mestres e Doutores formados encontram espaço em vários centros de pesquisa, universidades e institutos, fazendo com o Programa cumpra sua missão mais importante junto à sociedade, ou seja, a formação de docentes e pesquisadores. Estes profissionais atuam em instituições de ensino e pesquisa do país, tais como universidades, institutos de ensino superior e técnico, centros de pesquisa, indústrias e empresas, em função de seu alto grau de conhecimento e pioneirismo. Dentre as principais ocupações em âmbito nacional desempenhadas pelos egressos, destacam-se: Professores e/ou Pesquisadores nos mais diferentes cargos ou funções acadêmicas ou não, tais como Reitores, Chefes de Unidades, Diretores, Gerentes Industriais, Representantes do país em órgãos públicos, entre outros.

