- Departamentos
- Regimentos
- Sistemas
- Biblioteca
Acervo
Serviços
- Rede Sem Fio e VPN
Programa Integrado de Formação (PIF)
1º semestre de 2026
Prazo para inscrições: 1º de dezembro de 2025 a 20 de janeiro de 2026
Procedimento para inscrição
- Enviar por e-mail (posfea@unicamp.br), no prazo indicado, os seguintes documentos:
- Carta de um docente da Faculdade manifestando interesse em orientar as atividades do aluno no Programa. Importante: indicar a(s) disciplinas(s) de interesse (máximo de duas).
- Histórico escolar da graduação com C.R. O candidato deverá ter concluído no mínimo 65% dos créditos em disciplinas obrigatórias da Graduação em Engenharia de Alimentos.
- Relatório de Integralização Curricular (disponível no e-Dac).
- Após confirmação pela Secretaria de Pós-Graduação da FEA, o(a) aluno(a) deverá realizar a inscrição no sistema da DAC como estudante especial. Na inscrição, é obrigatório escolher a opção “PIF – Programa Integrado de Formação” em “Tipo de Aluno”.
Obs: o candidato só conseguirá preencher a Ficha de inscrição do Sistema após a secretaria informar à DAC o nome do supervisor.
IMPORTANTE! O aluno também deverá solicitar a autorização de matrícula para o professor responsável pela(s) disciplina(s) e realizar o requerimento no sistema SIGA, conforme calendário divulgado para os alunos especiais.
Descrição do Programa
O Programa Integrado de Formação (PIF) é direcionado para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Unicamp, permite a realização simultânea de disciplinas de graduação e de pós-graduação com vistas à obtenção sucessiva de diplomas de graduação e de mestrado. Para obter o diploma de mestrado, os alunos deste programa devem se submeter e serem aprovados no processo seletivo de ingresso no curso e cumprir as demais exigências.
Por solicitação do aluno, mediante parecer do seu orientador e da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Unidade, poderão ser convalidados os créditos em disciplinas de Pós-Graduação, no momento do seu ingresso como aluno regular de Pós-Graduação.
Cada aluno deste programa será orientado em suas atividades por um professor credenciado em algum Programa de Pós-Graduação da FEA.
Ao concluir o seu curso de graduação, o aluno que participar deste programa terá direito a um certificado oficial de participação emitido pela DAC.
Para mais informações consultar Deliberação CEPE-A-22, de 04/12/2001

