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Aproveitamento de Estudos
Para solicitar o aproveitamento de disciplinas realizadas como estudante especial, ou créditos excedentes do mestrado para o doutorado, o aluno deverá enviar, até o fim do segundo período após o ingresso, a seguinte documentação:
- Formulário – Aproveitamento de Estudo, devidamente preenchido e assinado*
- Comprovante de realização da disciplina (histórico escolar ou certificado)
Todos os documentos deverão ser inseridos em um único arquivo .pdf
*O formulário deverá conter as seguintes assinaturas (SIGAD):
Aluno
Orientador
Coordenador do PPG
Coordenador Geral da CPG
Para solicitar as assinaturas eletrônicas, encaminhar o formulário devidamente preenchido para a Secretaria de Apoio – FEA.
Deve-se respeitar os limites de créditos estabelecidos no regulamento do respectivo Programa de Pós-Graduação.
Para aproveitamento de disciplinas realizadas em outra IES, apresentar também a ementa da disciplina.
A solicitação será enviada à DAC para efetivação e inserção dos dados no histórico escolar do aluno.
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Informações do Novo Regimento Geral de Pós-Graduação da UNICAMP
(Deliberação CONSU-A-010, de 11-08-2015)
Capítulo VI – Do Aproveitamento de Estudos
Artigo 44 – Até o final do segundo período letivo de ingresso, os alunos que tenham sido aprovados em atividades de Pós-Graduação anteriores ao presente ingresso, poderão solicitar o aproveitamento das mesmas, que, após análise circunstanciada, caso a caso, pela Comissão de Pós-Graduação – CPG da Unidade, será enviado à Diretoria Acadêmica para providências.
Parágrafo único – A Comissão Central de Pós-Graduação – CCPG definirá os documentos que devem acompanhar o requerimento de aproveitamento previsto no caput, no caso de atividades desenvolvidas fora da UNICAMP.
Artigo 45 – O aproveitamento de estudos por equivalência poderá ser concedido mediante parecer do orientador, aprovado pela Comissão de Pós-Graduação – CPG da Unidade de Ensino e Pesquisa, desde que haja:
I – similitude entre os programas;
II – compatibilidade da carga horária.
§ 1º – Para efeito da compatibilidade da carga horária, serão consideradas as atividades em sala de aula ou outras a critério do Orientador.
§ 2º – A partir do número de horas/aula, será definido o número de créditos a serem atribuídos.
§ 3º – Em qualquer caso, a critério da Comissão de Pós-Graduação – CPG poderá ser solicitado um exame de avaliação.
§ 4º – Em caso de equivalência entre disciplinas da UNICAMP, sem a realização de exame de avaliação, a mesma será concedida para todos os alunos nas mesmas condições.
Artigo 46 – O aproveitamento de estudos sem equivalência com atividades da UNICAMP poderá ser concedido mediante parecer do orientador, aprovado pela Comissão de Pós-Graduação – CPG, desde que sejam atendidas as seguintes condições:
I – o número máximo de créditos a serem aproveitados será a carga horária total da disciplina da instituição de origem dividido por 15 (quinze);
II – ao conceder o aproveitamento de estudos, a Comissão de Pós-Graduação – CPG deverá declarar o número de créditos a ser registrado no histórico escolar do aluno, podendo fixar número menor do que o previsto no inciso anterior, e em qual elenco da estrutura curricular deverá ser incluído;
III – para efeito do cômputo do número de créditos serão consideradas as atividades em sala de aula ou outras a critério do Orientador.
Proficiência
Exame de Proficiência em Língua Inglesa
A Faculdade de Engenharia de Alimentos aplica o exame de proficiência em língua inglesa uma vez ao ano, no segundo semestre, em data a ser definida.
O aluno que já realizou algum exame de proficiência em língua inglesa poderá consultar diretamente a Comissão do Programa de Pós-Graduação e verificar se o exame pode ser aproveitado para o curso atual. Se aprovado pelo Programa, o aluno deverá enviar a seguinte documentação para posfea@unicamp.br:
- Formulário de Aproveitamento, devidamente preenchido e assinado*
- Comprovante de Proficiência (histórico escolar ou certificado)
Todos os documentos deverão ser inseridos em um único arquivo .pdf
*O formulário deverá conter as seguintes assinaturas (SIGAD):
Aluno
Orientador
Coordenador do PPG
Coordenador Geral da CPG
Para solicitar as assinaturas eletrônicas, encaminhar o formulário devidamente preenchido para a Secretaria de Apoio – FEA.
Em Observações, inserir a seguinte frase:
“A Comissão do Programa de Pós-Graduação em (inserir o nome do programa) da FEA/Unicamp aprova a convalidação do exame de proficiência em Língua Inglesa.”
Coorientação
A solicitação para inclusão de coorientador deverá ser encaminhada ao Programa do aluno, para análise e aprovação.
Após aprovação, o aluno deverá enviar para posfea@unicamp.br os seguintes documentos:
– Solicitação do orientador com aprovação do PPG;
– Formulário de Cadastro de Colaborador Externo Pós-Graduação (se necessário);
– Formulário de Aceite de coorientação;
Os formulários estão disponíveis em: https://www.dac.unicamp.br/portal/formularios
As reuniões da CPG ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras e o fechamento da pauta ocorre na terça-feira, ao meio-dia.
Normas para Exame de Qualificação
Antes de solicitar o Exame de Qualificação, é obrigatório o aluno inserir no Sistema SIGA (aba Ética), a Declaração de Ética, sobre a necessidade de autorização para desenvolvimento de pesquisas. Contatos para informações abaixo.
Caso contrário, o sistema não permite solicitar o Exame.
O documento que autoriza a pesquisa, deverá ser inserido, até o agendamento da defesa.
No Catálogo de Cursos da DAC, do ano de ingresso, o aluno consulta outras informações importantes.
Procedimentos:
- Aluno envia para posfea@unicamp.br:
- Nomeação da banca examinadora (Baixar Formulário)
- Projeto pesquisa.
- Histórico escolar atualizado.
- Currículo lattes dos membros externos.
- Alunos do PPGEA, para exame de qualificação GERAL, deverão apresentar comprovante de, no mínimo, 01 artigo submetido.
APÓS ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO, AGUARDAR EMAIL INFORMANDO A BANCA EXAMINADORA APROVADA.
Atenção!! Para alunos do PPGTA, PPGAN e PPGCA o Exame de Qualificação Geral pode ser substituído pela apresentação de um artigo aceito ou publicado, de acordo com Catálogo do ano de ingresso do aluno:
QUALIFICAÇÃO GERAL | |
PPGTA | A partir do Catálogo 2021. Se for apresentado um artigo, a banca será formada pela Comissão do Programa. OU Se for em formato regular, a banca será sem a presença do Orientador. |
PPGAN | Se for apresentado um artigo, a banca será formada pelo Orientador e dois membros da Comissão do Programa. |
PPGCA | Se for apresentado um artigo, a banca será formada pelo Coordenador do Programa e dois membros da Comissão do Programa. |
- Secretaria encaminha a documentação para aprovação das Coordenadorias dos Programas e Geral (CPG/FEA). Prazo para despacho: 07 dias
- Secretaria informa ao aluno, via e-mail, a composição da banca aprovada.
- Aluno solicita o exame de qualificação no sistema SIGA/DAC, com antecedência mínima de 10 dias. Com menos de 10 dias, o sistema não permite.
- Secretaria e orientador conferem e validam o Exame de Qualificação no Sistema.
- O Sistema encaminha a carta-convite e o link do arquivo da qualificação aos membros da banca.
- Secretaria envia ao aluno e orientador, por e-mail, a ata e os certificados de participação.
- As qualificações que forem realizadas totalmente à distância (online) ou híbridas (com membros externos à distância), deverão ser agendadas através da conta institucional (@unicamp) do Orientador, conforme instruções do Tutorial Google Meet. Para as qualificações realizadas totalmente à distância, após o agendamento, o aluno deverá enviar o link de transmissão ao vivo (streaming) para posfea@unicamp.br
- Após a realização do exame, encaminhar a Ata, com o resultado, para posfea@unicamp.br, para coleta de assinaturas no SIGAD.
- Os alunos deverão encaminhar, com antecedência, o Formulário de cadastro de assinatura, dos membros externos.
IMPORTANTE!
ALTERAÇÃO NA BANCA DEVE SER COMUNICADA PELO ORIENTADOR E AUTORIZADA PELA CPG/FEA.
É DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO/ORIENTADOR CONSULTAR A BANCA SOBRE A DISPONIBILIDADE DE DATAS, BEM COMO DO RECEBIMENTO DA CARTA-CONVITE E DO LINK DE ACESSO AO ARQUIVO DO EXAME.
Apreciação pelos Comitês de Ética em Pesquisas
Aspectos legais da pesquisa científica (Informativo PRPG)
De acordo com a indicação da PRPG/UNICAMP, o projeto de pesquisa, quando pertinente, só poderá ser iniciado após aprovação do mesmo segundo as normas abaixo:
Experimentação com seres humanos, nos termos da Resolução CNS/MS Nº 466/12.
Maiores esclarecimentos junto à CEP/UNICAMP
Contato
Experimentação com animais, nos termos da Lei n°11.794, de 2008, conhecida como Lei Arouca.
Maiores esclarecimentos junto à CEUA/UNICAMP
Contato: comisib@unicamp.br
Patrimônio genético e conhecimento tradicional associado: nos termos da Lei da Biodiversidade no. 13.123, de 20 de maio de 2015, regulamentada pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016.
Cadastro SisGen
Contato
Procedimentos para Defesa
PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE
Para iniciar o processo, é necessário ter cumprido TODOS os pré-requisitos exigidos pelo Programa de Pós-Graduação, descritos em seu Catálogo de Ingresso e no Regimento Geral de Pós-Graduação.
O aluno deve verificar o prazo máximo para defesa, identificado no histórico escolar como Prazo de Integralização, e encaminhar a documentação com a devida antecedência.
Enviar para posfea@unicamp.br a seguinte documentação:
- Formulário de Nomeação de banca, devidamente preenchido e assinado;
- Histórico Escolar atualizado;
- Currículo lattes dos membros externos à Unicamp, em pdf;
- Comprovante de submissão/aceite de artigo(s), se necessário (verificar tabela abaixo)
- Informação sobre ética (exclusivamente via Sistema SIGA)
- Versão final da dissertação ou tese em pdf (alterações serão permitidas apenas após a defesa);
- Relatório de Verificação de Escrita OriginalVide IN CPG/FEA 002/2021 e MANUAL
Tabela de comprovantes necessários para agendamento de defesa
PPG | MESTRADO | DOUTORADO |
---|---|---|
AN | X | No mínimo, submissão de dois artigos para periódico da área, indexado na Base Referencial Web of Science. |
EA | No mínimo, submissão de um artigo para publicação em revista indexada | No mínimo, aceite para publicação de um artigo em revista indexada, ou pedido de patente submetida pela INOVA ao INPI ou a submissão de outro artigo em revista indexada, além do artigo apresentado para o exame de qualificação geral. |
CA | X | Ingressantes a partir do Catálogo 2020: Submissão de 1 (um) artigo para publicação em periódico pertencente aos quatro primeiros estratos do Qualis-CAPES vigente. |
TA | Ingressantes a partir do Catálogo 2023: Submissão 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente. | Ingressantes a partir do Catálogo 2023: Aceite da publicação de 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente. |
A documentação será recebida pela Secretaria e enviada à Comissão, para despacho. O prazo para retorno é de 07 dias.
Após a nomeação da banca, o aluno receberá um e-mail da Secretaria com as informações sobre a banca e agendamento.
Atenção!
Os pré-requisitos que já foram cumpridos pelo aluno e constam como “Pendente” no sistema SIGA, serão validados após a conferência do arquivo (item 1, a seguir)
PRÓXIMOS PASSOS, após receber o e-mail da secretaria:
- Inserir os nomes dos membros TITULARES na página 4 do arquivo da dissertação/tese, que deverá estar formatado exatamente conforme Instruções Normativas CCPG002/2021 e CPG/FEA 01/2021. Em caso de dúvidas sobre a formatação, consultar teses já homologadas pela PRPG, através do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp (selecionar dissertações e teses a partir de 2021).
- Entrar em contato com os membros da banca para agendar data e horário da defesa. Deverão ser disponibilizadas diversas opções de datas. A impossibilidade de participação em apenas uma data não configura justificativa para alteração da banca. Qualquer alteração (inclusive de suplentes para titulares) deverá ser previamente solicitada pelo orientador e autorizada pela CPG/FEA.
- Solicitar a defesa via Sistema, com antecedência mínima de 32 dias à data de agendada, através do Sistema de Gestão Acadêmica – DAC(SIGA)
- É necessário verificar se o pedido foi enviado corretamente. Em alguns casos, o aluno apenas salva o pedido no sistema e não envia, o que pode ocasionar a perda do prazo para defesa;
- O pedido deverá ser validado pela Secretaria de Pós-Graduação, Orientador e Coordenador Geral de Pós- Graduação, respectivamente.
- Após todas as validações, o sistema encaminhará a carta-convite e a versão digital da dissertação/tese aos membros da banca. O aluno deverá verificar se todos receberam.
- Enviar o FORMULÁRIO de cadastro para assinatura digital, somente dos membros titulares externos, para assinatura da ata após a defesa
A Ata e os certificados serão enviados, pela secretaria, ao presidente da Comissão Examinadora.
IMPORTANTE: A defesa da dissertação/tese (apresentação oral), total ou parcial em inglês ou espanhol poderá ser realizada desde que haja concordância explícita (solicitar declaração na secretaria) do orientado, orientador e de todos os membros da banca.
APÓS A DEFESA O Presidente da banca deverá encaminhar a ata apenas com o resultado preenchido, para posfea@unicamp.br. A secretaria fará a inserção do arquivo no sistema SIGAD para coleta das assinaturas digitais. Em caso de alteração de título a pedido da banca, comunicar imediatamente a secretaria, para providências. O aluno deverá solicitar Ficha catalográfica para inserção na página 3 da dissertação/tese e realizar novo upload do arquivo final no sistema SIGA. O prazo mínimo para a entrega da ficha aos alunos é de 3 dias úteis. O prazo para inserir a versão final é de 60 dias, a partir da data da defesa; Após upload, o arquivo será validado novamente pela secretaria e pelo orientador, seguindo para a homologação da Pró-reitora de Pós-Graduação Após homologação pela PRPG, o diploma é emitido em até 10 dias, e deverá ser consultado/baixado via Sistema, pelo próprio aluno. |
LINKS IMPORTANTES: