As inscrições para PED e bolsas de estágio docente são realizadas na Secretaria de Graduação:
- Departamentos
- Regimentos
- Sistemas
- Biblioteca
Acervo
Serviços
- Rede Sem Fio e VPN
Acervo
Serviços
Trata-se de uma parceria firmada por convênio/acordo acadêmico internacional entre a UNICAMP e uma Instituição de ensino e pesquisa estrangeira que tem como objetivo principal a preparação do aluno de doutorado para a obtenção de titulação válida e reconhecida nas duas instituições convenentes.
Para maiores informações, acesse:http://www3.prpg.gr.unicamp.br/sites/site1/index.php/cotutela-o-programa/
De acordo com a Resolução GR 19, de 03/08/2015, a partir do dia 03/08/2015, o aluno que concluir curso de Mestrado ou Doutorado na Unicamp terá seu diploma expedido em formato digital e assinado digitalmente, constando nele o código de autenticidade.
O diploma com assinatura digital estará disponível, na página eletrônica da DAC, no máximo em dez dias úteis, após a homologação da defesa da dissertação ou tese. Quando o diploma estiver disponível, o sistema enviará, automaticamente, um comunicado para seu e-mail institucional e pessoal cadastrado. Salientamos a importância do cadastro de e-mail pessoal, visto que o e-mail institucional, após a defesa de dissertação/tese, tem validade por 90 (noventa) dias.
Você poderá consultar e/ou imprimir seu diploma, por meio de acesso à página eletrônica da Diretoria Acadêmica – DAC:
http://www.dac.unicamp.br/portal/
Serviços On-line
Navegação Alunos
SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica
Acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica
Entrar com RA e senha
Documentos de Alunos
Consultar documentos emitidos do aluno
Diploma
A autenticidade dos diplomas assinados digitalmente poderão ser confirmados de forma eletrônica, no endereço público www.dac.unicamp.br, por meio de código chave gerado pelo sistema e registrado no diploma.
Mediante sua solicitação, a Diretoria Acadêmica - DAC poderá imprimir o diploma em formato digital, assinando-o. A solicitação poderá ser feita pelo e-mail diplpos@unicamp.br e, após três dias uteis, poderá ser retirado no atendimento da DAC.
Sobre a assinatura digital
“Como a assinatura realizada em papel, trata-se de um mecanismo que identifica o remetente de determinada mensagem eletrônica. No âmbito da ICP-Brasil, a assinatura digital possui autenticidade, integridade, confiabilidade e o não-repúdio - seu autor não poderá, por forças tecnológicas e legais, negar que seja o responsável por seu conteúdo. A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que, caso seja feita qualquer alteração no documento, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica” de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura.”, conforme http://www.iti.gov.br/acesso-a-informacao/96-perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital (acesso realizado em 27/07/2015);
A assinatura digital poderá ser validada, junto com o diploma digital, em qualquer site governamental que disponibilize sistema validador, em conformidade com o padrão ICP-Brasil. O documento eletrônico emitido pela Universidade tem todo o processo de registro e assinatura de diplomas passível de auditoria.
Você poderá consultar e/ou imprimir seu diploma, por meio de acesso à página eletrônica da Diretoria Acadêmica – DAC:
O resultado do exame de inglês será registrado no histórico escolar do aluno
Na página da Biblioteca Digital da UNICAMP é possível acessar teses e dissertações defendidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos.
Utilizando-se do sistema de busca por autor, orientador, co-orientador, título, palavras-chave, é possível acessar o resumo e o texto completo desses documentos. O acesso ao texto completo está restrito àqueles que se registrarem no sistema.
Deliberação CONSU-A-003/2018, de 03/04/2018 – Dispõe sobre o Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD)
Os candidatos interessados em ingressar no PPPD deverão apresentar para o Departamento/Unidade um pedido de adesão, acompanhado dos documentos previstos na deliberação mencionada. Após aprovação no Departamento, a documentação do processo de ingresso será encaminhada para a Direção da FEA.
As inscrições para PED e bolsas de estágio docente são realizadas na Secretaria de Graduação:
Disciplinas Regulares - 2º SEMESTRE DE 2024
Início do 2º semestre e da 1ª metade do semestre: 01/08/2024
Início da 2ª metade do semestre: 30/09/2024
Programas de Disciplina (Tópicos, Seminários e Estudos Dirigidos)
Disciplinas Regulares - 1º SEMESTRE DE 2024
Início do 1º semestre e da 1ª metade do semestre: 28/02/2024
Início da 2ª metade do semestre: 30/04/2024
Programas de Disciplina (Tópicos, Seminários e Estudos Dirigidos)
Disciplina Regulares - 2º SEMESTRE DE 2023
Início do 2º semestre e da 1ª metade do semestre: 31/07/2023
Início da 2ª metade do semestre: 02/10/2023
→ LISTA DE DISCIPLINAS - FEA
→ CALENDÁRIO DAC - 2023
Programas de Disciplina (Tópicos e Seminários)
DISCIPLINAS EVENTUAIS PPGEA - 1º semestre de 2023
TP407 "Sensores eletroquímicos e línguas eletrônicas: Fundamentos e Aplicações" turma A
____________________________________________________________________________________________________________
Disciplina Regulares - 1º SEMESTRE DE 2023
Início do 1º semestre e da 1ª metade do semestre: 02/03/2023
Início da 2ª metade do semestre: 08/05/2023
→ LISTA DE DISCIPLINAS - FEA (atualizado em 08/05/2023)
→ LISTA DE DISCIPLINAS - DINTER (PPGCA/IFMT) (atualizado em 19/01/2023)
OBS: os alunos do DINTER deverão realizar o requerimento na TURMA B de cada disciplina.
Programas de Disciplina (Tópicos e Seminários)
| ATENÇÃO! Neste semestre, todas as disciplinas serão oferecidas apenas presencialmente! |
Início do 2º semestre e da 1ª metade do semestre: 15/08/2022
Início da 2ª metade do semestre: 10/10/2022
→ LISTA DE DISCIPLINAS - FEA (publicado em 10/08/2022)
ATENÇÃO! A matrícula na disciplina BI009 (Tópicos Especiais em Bioenergia) é condicionada à aprovação da inscrição na disciplina - https://refinariasanaerobias.com.br/curso/ em 10/07/2022
Informações sobre o curso/disciplina
É obrigatória a presença do aluno na sala de videoconferência.
Programas de Disciplina (Tópicos e Seminários)
→ LISTA DE DISCIPLINAS - FEA (atualizado em 10/03)
Programas de Disciplinas (Tópicos e Seminários):
Calendário DAC - https://www.dac.unicamp.br/portal/calendario/2021/pos-graduacao/Alunos
Programas de Disciplinas (Tópicos e Seminários)
DISCIPLINA EVENTUAL - PPGCA
Novo! LISTA DE MATRICULADOS
VAGAS ESGOTADAS!
O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos oferecerá a disciplina eventual TP 399 - Efeitos de processos térmicos e não térmicos de inativação sobre fungos em alimentos
MATRÍCULA
VAGAS ESGOTADAS!
Para a matrícula na disciplina, os interessados deverão enviar toda a documentação solicitada abaixo à Secretaria de Pós-Graduação (posfea@unicamp.br) no período de período de 07 a 23 de junho de 2021.
Documentação:
LINK PARA FORMULÁRIO:
https://www.dac.unicamp.br/sistemas/formularios/inscricao_disciplinas_eventuais_pos_aut.php
- ALUNOS REGULARES DA FEA E UNICAMP: formulário de "INSCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS EVENTUAIS - PÓS-GRADUAÇÃO" e Atestado de matrícula.
- ALUNOS ESPECIAIS BRASILEIROS: formulário de "INSCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS EVENTUAIS - PÓS-GRADUAÇÃO" e cópia do Diploma de Graduação
Obs: alunos da graduação da FEA serão considerados especiais. Marcar a opção 6 - "PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA" no campo "tipo de aluno".
- ALUNOS ESPECIAIS ESTRANGEIROS: formulário "INSCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS EVENTUAIS - PÓS-GRADUAÇÃO" e cópia do diploma de graduação de acordo
com as orientações da DAC sobre Documentos Produzidos no Exterior:
https://www.dac.unicamp.br/portal/vida-academica/graduacao/matricula/documentos-produzidos-no-exterior
IMPORTANTE:
1º SEMESTRE DE 2021 (INÍCIO EM 15/03/2021) / VERÃO 2021 (DE 05/02 A 06/03/2021)
Programas de Disciplinas:
Ementas das demais disciplinas: Catálogo de Pós-Graduação 2021
2º SEMESTRE DE 2020 (INÍCIO EM 16/09/2020)
Programa de Disciplinas:
Programas de disciplinas:
Adding {{itemName}} to cart
Added {{itemName}} to cart