Aluno Especial

Considera-se estudante especial aquele que, não estando matriculado como aluno regular em nenhum curso de Pós-Graduação da Unicamp, recebe autorização das respectivas Coordenadorias de Pós-graduação para cursar disciplinas isoladas em um determinado período letivo.

Período de Inscrições

  • 07 de julho a 04 de agosto de 2025

Início das Aulas – 2º Semestre de 2025

  • Início do semestre e da 1ª parte do semestre: 04 de agosto de 2025
  • Início da 2ª parte do semestre: 01 de outubro de 2025

Inscrição em Disciplinas como Aluno Especial (Pós-Graduação)

Cada interessado poderá se inscrever em até 2 disciplinas por semestre. Para isso, deve seguir os passos abaixo:

  1. Consultar as disciplinas disponíveis:
    A lista com as disciplinas ofertadas para o 2º semestre será publicada em nosso site no dia 27/06/2025.

Atenção: Algumas disciplinas não aceitam matrícula de alunos especiais.

  1. Solicitar autorização ao professor responsável:
    Entre em contato diretamente com os professores das disciplinas de interesse para solicitar a autorização de matrícula.
    Os e-mails dos docentes estão disponíveis nas páginas dos Programas, em nosso site.
  2. Realizar a inscrição online:
    Durante o período de inscrição (07/07 a 04/08/2025), acesse a página da Diretoria Acadêmica e preencha a Ficha de Inscrição.

No sistema, selecione a opção “Nova Inscrição – ALUNO ESPECIAL”.
Não selecione a opção “Pós-Graduação”.

Tutorial para inscrição preenchimento da ficha de inscrição no site da DAC

Documentos Necessários para Inscrição

Durante o preenchimento da Ficha de Inscrição, os candidatos deverão anexar obrigatoriamente os seguintes documentos:

  • Foto recente
  • Diploma de Graduação (ou Certificado de Conclusão de Curso com data da colação de grau)

⚠️ Inscrições sem o anexo do diploma ou certificado de conclusão serão indeferidas.

Não é necessário comparecer presencialmente à Diretoria Acadêmica (DAC) ou à Secretaria — todo o processo será realizado de forma online.

O preenchimento do formulário online e a autorização da inscrição pelo docente responsável não garantem a matrícula.
A efetivação da matrícula estará condicionada à existência de vagas no início do semestre e à avaliação das condições do candidato pelo professor responsável.

Em caso de número insuficiente de vagas, caberá ao docente responsável deliberar sobre a distribuição das vagas disponíveis entre os candidatos autorizados.


RESULTADO FINAL (Deferimento/Indeferimento das Matrículas)

  • Os candidatos que tiverem sua matrícula deferida e aprovada pela(s) coordenadoria(s) receberão um e-mail automático com instruções para consultar o Relatório de Matrícula, que estará disponível a partir do dia 08 de agosto de 2025.
  • No mesmo e-mail, o estudante também receberá uma carta de instruções para o cadastro de senha, necessária para acesso ao Sistema Acadêmico.

⚠️ Caso o candidato não receba o e-mail, é de sua responsabilidade entrar em contato com a Secretaria de Pós-Graduação para verificar o status de sua inscrição.


Alterações ou Desistência de Matrícula

Qualquer modificação ou cancelamento na matrícula deverá respeitar os prazos definidos no Calendário Escolar da DAC.


CANDIDATOS ESTRANGEIROS:

Candidatos estrangeiros deverão entrar em contato com o Fale Conosco (assunto Atendimento ao Estrangeiro) da Diretoria Acadêmica antes do preenchimento da ficha de inscrição para enviar os seguintes documentos e informações:

– Página de identificação do passaporte;
– Página do passaporte que contém o visto (se houver entrado no país com visto);
– Página do passaporte com carimbo de entrada no país com data não superior a 90 dias;
– Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Protocolo de regularização da situação migratória emitido pela Polícia Federal (Protocolo de Atendimento); 
tipo do vínculo – estudante especial
– período de estudos – 1º semestre de 2025

Ressaltamos que o diploma anexado no sistema deverá estar acompanhado da Apostila de Haia (ou legalização consular para países não signatários) e de Tradução Juramentada.


ALUNOS PIF

O candidato deverá entregar toda a documentação solicitada ao aluno PIF até o dia 15/07/2025.

Na carta do supervisor, deverá ser informada a(s) disciplina (s) de interesse do aluno.

O aluno também deverá solicitar a autorização do professor responsável e realizar o requerimento de matrícula no sistema SIGA, conforme calendário divulgado para os alunos especiais.

IMPORTANTE:

O candidato só conseguirá preencher a Ficha de inscrição no Sistema após a secretaria informar à DAC o nome de seu supervisor.

Verificar documentação em: Documentação Solicitada ao aluno PIF.

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