SEPARAÇÕES FÍSICAS – DEA

EQUILÍBRIO DE FASES E SUAS APLICAÇÕES EM PROCESSO DE SEPARAÇÃO

Responsável:

Laboratório de Extração, Termodinâmica aplicada e Equilíbrio EXTRAE
Laboratory of Extraction, Applied Thermodynamics and Equilibrium

Participantes:
Descrição:

Determinação, modelagem e predição da atividade de água em soluções. Equilíbrio líquido-líquido em sistemas óleos vegetais – ácidos graxos – alcoóis de cadeia curta e em sistemas bifásicos aquosos. Modelagem do equilíbrio líquido-vapor usando equações para o excesso de energia livre de Gibbs. Equilibrio sólido-líquido de produtos naturais.
Caracterização experimental e modelagem para a predição de propriedades físicas de sistemas multicomponentes da indústria de alimentos, farmacêutica, materiais e bioenergia; Caracterização experimental e predição do equilíbrio de fases, com ênfase na caracterização da fase sólida;
Projeto de processos de extração e cristalização (avaliação experimental e simulação) de alimentos, biofármacos e biomateriais; Caracterização do equilíbrio de fases e simulação de processos gastrointestinais envolvendo alimentos e biofármacos; Formulação de alimentos, biofármacos e biomateriais a partir das suas propriedades físicas e do equilíbrio termodinâmico.

EXTRAÇÃO E EQUILÍBRIO DE FASES EM FLUIDOS SUPERCRÍTICOS

Responsável:

Laboratório de Extração, Termodinâmica aplicada e Equilíbrio EXTRAE
Laboratory of Extraction, Applied Thermodynamics and Equilibrium

Descrição:

Uso de extração supercrítica em processamento de óleos e gorduras. Obter extratos especiais oriundos de misturas lipidicas complexas e de seus sub-produtos. Fracionamento e Equilíbrio de Fases. Uso da extração supercrítica na obtenção de extratos que contenham compostos com princípios ativos importantes para alimentos ou fármacos. Microencapsulação de componentes ativos e propriedades anti-solvente do dióxido de carbono supercrítico.

PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS E SUBPRODUTOS EM ALTAS PRESSÕES

Responsável:

Laboratório de Alta Pressão em Engenharia de Alimentos – LAPEA
Laboratory of High Pressure in Food Engineering

Descrição:

Este projeto tem suas atividades concentradas no processamento de produtos naturais usando fluidos a altas pressões, especialmente dióxido de carbono (CO2), etanol e água. O uso de solventes pressurizados é uma alternativa aos solventes orgânicos tóxicos, ou a técnicas que usam altas temperaturas. Os equipamentos a serem construídos têm como finalidade a extração, fracionamento e a formação de nanopartículas de compostos bioativos a partir de matérias-primas ou de resíduos da indústria de alimentos, e a síntese de ésteres através de reações com possível uso de enzimas. Na etapa de extração são usados, como solventes, dióxido de carbono supercrítico e água pressurizada. Além disso, ultrassom é empregado durante as extrações para acelerar os processos e aumentar seus rendimentos. Os extratos obtidos, com e sem ultrassom, serão submetidos a processos de encapsulação, que será conduzida através de técnicas que usam CO2 supercrítico como antissolvente (SAS e SFEE). As partículas formadas serão avaliadas quanto ao seu tamanho, uniformidade, morfologia, concentração e estabilidade dos compostos bioativos. A cinética de liberação controlada dos compostos será avaliada, bem como a estabilidade no meio de liberação. Por fim, as atividades biológicas dos extratos e produtos encapsulados serão avaliadas através de testes específicos. Também serão desenvolvidas técnicas de purificação dos extratos através de fracionamento por redução de pressão, filtração em membranas e adsorção, em altas pressões. A síntese de ésteres é realizada usando dióxido de carbono supercrítico como meio reacional, álcoois, açúcares, ácidos graxos e terpenos como substratos e lipases imobilizadas como catalisador, gerando ésteres terpênicos ou de açúcares como produtos.

TECNOLOGIAS SUPERCRÍTICA, ULTRASSÔNICA, ALTA TURBULÊNCIA APLICADAS AO PROCESSAMENTO E ESTABILIZAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS VISANDO A OBTENÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS

Responsável:

Laboratório de Tecnologia Supercrítica: Extração, Fracionamento e Identificação de Extratos Vegetais – LASEFI
Laboratory of Supercritical Technology: Extraction, Fractionation, and Identification of Plant Extracts

Participante:
Descrição:

Este projeto tem por objetivo estudar processos para a obtenção, fracionamento, enriquecimento e estabilização de extratos de plantas aromáticas, condimentares, medicinais e subprodutos tais, como, resíduos de processamento de frutas, sementes, rizomas e etc. São empregadas tecnologias limpas, que preservam o meio ambiente e não promovam danos à saúde humana e animal, em todas as etapas de processamento, através do uso de tecnologias inovadoras, tais como a extração e fracionamento com fluidos supercríticos, estabilização usando micronização e encapsulamento, formação de micro, mini e nano emulsões dentre outros processos. Os subprojetos de pesquisa são conduzidos nas seguintes temáticas: (1) Determinação de parâmetros de processo: supercrítico e convencional; (2) Determinação e cálculo de propriedades termofísicas de extratos vegetais; (3) Determinação e cálculo do equilíbrio de fases de extratos vegetais em fluidos supercríticos; (4) Engenharia econômica aplicada ao processamento de produtos bioativos; (5) Estudo das propriedades funcionais de extratos vegetais; (6) Extração com fluidos pressurizados: CO2, água e outros; (7) Fracionamento, padronização e purificação de extratos vegetais; (8) Métodos convencionais para a obtenção de extratos vegetais: arraste a vapor e extração sólido-líquido; (9) Métodos de estabilização de compostos bioativos de extratos vegetais por meio da micronização/encapsulação empregando fluidos supercríticos; ultrasonicação e técnicas convencionais; (10) Reações em meio supercrítico: hidrólise, polimerização, e outras; (11) Cromatografia com fluido supercrítico; (12) Integração/intensificação de processos visando o uso racional de resíduos.