Para solicitar a defesa, é imprescindível o envio da documentação listada abaixo com pelo menos 40 dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa. Este prazo considera:
- 7 dias para análise e retorno da Secretaria/Comissões;
- 32 dias como prazo mínimo exigido pelo sistema SIGA para a solicitação da defesa.
Recomendamos que o aluno inicie esse processo com antecedência, a fim de visa evitar contratempos e garantir que todos os procedimentos ocorram dentro dos prazos exigidos, de forma tranquila e organizada
A possibilidade de feriados durante os trâmites, o que pode impactar os prazos de análise, nomeação e agendamento da defesa no sistema.
Importante:
A solicitação só poderá ser iniciada após o cumprimento de todos os pré-requisitos estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação, conforme descrito no Catálogo de Ingresso e no Regimento Geral da Pós-Graduação.
O(a) aluno(a) também deve verificar o prazo máximo para defesa, disponível no histórico escolar como Prazo de Integralização, e garantir o envio da documentação dentro do prazo estipulado.
Envie a documentação para: posfea@unicamp.br
Documentos necessários:
- Formulário de Nomeação de Banca, devidamente preenchido e assinado;
- Histórico Escolar atualizado;
- Currículo lattes dos membros externos à Unicamp, em pdf;
- Comprovante de submissão/aceite de artigo(s), se necessário (verificar tabela abaixo)
- Versão final da dissertação ou tese, em pdf, formatada conforme IN CCPG 02/2021 e IN CPG/FEA 01/2021
- Relatório de Verificação de Escrita Original – IN CCPG 03/2021 e IN CPG/FEA 02/2021
- Termo de Responsabilidade para o Tratamento de Resíduos – IN CPG/FEA 01/2024
- Informação sobre ética (exclusivamente via Sistema SIGA)
Template Páginas Pré-Textuais
Tabela de comprovantes necessários para agendamento de defesa
PPG | MESTRADO | DOUTORADO |
---|---|---|
AN | X | No mínimo, submissão de dois artigos para periódico da área, indexado na Base Referencial Web of Science. |
EA | No mínimo, submissão de um artigo para publicação em revista indexada | No mínimo, aceite para publicação de um artigo em revista indexada, ou pedido de patente submetida pela INOVA ao INPI ou a submissão de outro artigo em revista indexada, além do artigo apresentado para o exame de qualificação geral. |
CA | X | Ingressantes a partir do Catálogo 2020: Submissão de 1 (um) artigo para publicação em periódico pertencente aos quatro primeiros estratos do Qualis-CAPES vigente. |
TA | Ingressantes a partir do Catálogo 2023: Submissão 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente. | Ingressantes a partir do Catálogo 2023: Aceite da publicação de 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente. |
Após a nomeação da banca, o aluno receberá um e-mail da Secretaria com as informações sobre a banca e agendamento.
Atenção! Os pré-requisitos que já foram cumpridos pelo aluno e constam como “Pendente” no sistema SIGA, serão validados após o envio do e-mail acima.
PRÓXIMOS PASSOS, após receber o e-mail da secretaria:
- Inserir os nomes dos membros TITULARES na página 4 do arquivo da dissertação/tese;
- Entrar em contato com os membros da banca para agendar data e horário da defesa.*
- Solicitar a defesa via Sistema, com antecedência mínima de 32 dias à data de agendada, através do sistema SIGA/DAC (A DAC disponibiliza um tutorial para alunos: Tutorial Fluxo de Teses)
- Enviar o FORMULÁRIO de cadastro para assinatura digital, somente dos membros titulares externos
* Deverão ser disponibilizadas diversas opções de datas. A impossibilidade de participação em apenas uma data não configura justificativa para alteração da banca. Qualquer alteração (inclusive de suplentes para titulares) deverá ser previamente solicitada pelo orientador e autorizada pela CPG/FEA.
A Ata e os certificados serão enviados, pela secretaria, ao presidente da Comissão Examinadora.
IMPORTANTE: A defesa da dissertação/tese (apresentação oral), total ou parcial em inglês ou espanhol poderá ser realizada desde que haja concordância explícita do orientado, orientador e de todos os membros da banca.
Após a defesa
O Presidente da banca deverá encaminhar a ata apenas com o resultado preenchido, para posfea@unicamp.br.
A secretaria fará a inserção do arquivo no sistema SIGAD para coleta das assinaturas digitais. Em caso de alteração de título a pedido da banca, comunicar imediatamente a secretaria para providências.
O aluno deverá solicitar Ficha catalográfica para inserção na página 3 da dissertação/tese e realizar novo upload do arquivo final no sistema SIGA. O prazo mínimo para a entrega da ficha aos alunos é de 3 dias úteis.
O prazo para inserir a versão final é de 60 dias, a partir da data da defesa;
Após upload, o arquivo será validado novamente pela secretaria e pelo orientador, seguindo para a homologação da Pró-reitora de Pós-Graduação Após homologação pela PRPG, o diploma é emitido em até 10 dias, e deverá ser consultado/baixado via Sistema, pelo próprio aluno.
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