Procedimento para Defesa

Para solicitar a defesa, é imprescindível o envio da documentação listada abaixo com pelo menos 40 dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa. Este prazo considera:

  • 7 dias para análise e retorno da Secretaria/Comissões;
  • 32 dias como prazo mínimo exigido pelo sistema SIGA para a solicitação da defesa.

Recomendamos que o aluno inicie esse processo com antecedência, a fim de visa evitar contratempos e garantir que todos os procedimentos ocorram dentro dos prazos exigidos, de forma tranquila e organizada

A possibilidade de feriados durante os trâmites, o que pode impactar os prazos de análise, nomeação e agendamento da defesa no sistema.

Importante:
A solicitação só poderá ser iniciada após o cumprimento de todos os pré-requisitos estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação, conforme descrito no Catálogo de Ingresso e no Regimento Geral da Pós-Graduação.

O(a) aluno(a) também deve verificar o prazo máximo para defesa, disponível no histórico escolar como Prazo de Integralização, e garantir o envio da documentação dentro do prazo estipulado.

Envie a documentação para: posfea@unicamp.br

Documentos necessários:

  • Formulário de Nomeação de Banca,  devidamente preenchido e assinado;
  • Histórico Escolar atualizado;
  • Currículo lattes dos membros externos à Unicamp, em pdf;
  • Comprovante de submissão/aceite de artigo(s), se necessário (verificar tabela abaixo)
  • Versão final da dissertação ou tese, em pdf, formatada conforme IN CCPG 02/2021 e IN CPG/FEA 01/2021
  • Relatório de Verificação de Escrita Original – IN CCPG 03/2021 e IN CPG/FEA 02/2021
  • Termo de Responsabilidade para o Tratamento de ResíduosIN CPG/FEA 01/2024
  • Informação sobre ética (exclusivamente via Sistema SIGA)
Template Páginas Pré-Textuais

Tabela de comprovantes necessários para agendamento de defesa

PPGMESTRADODOUTORADO
ANXNo mínimo, submissão de dois artigos para periódico da área, indexado na Base Referencial Web of Science.
  EANo mínimo, submissão de um artigo para publicação em revista indexadaNo mínimo, aceite para publicação de um artigo em revista indexada, ou pedido de patente submetida pela INOVA ao INPI ou a submissão de outro artigo em revista indexada, além do artigo apresentado para o exame de qualificação geral.
CAXIngressantes a partir do Catálogo 2020: Submissão de 1 (um) artigo para publicação em
periódico pertencente aos quatro primeiros estratos do Qualis-CAPES vigente.
TAIngressantes a partir do Catálogo 2023: Submissão 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente.Ingressantes a partir do Catálogo 2023: Aceite da publicação de 1 (hum) artigo publicado, indexado na Base Web of Science com Qualis A2 (na área de Ciência de Alimentos, Agrárias, Interdisciplinar, ou Qualis Único), no mínimo, superior ou equivalente.

Após a nomeação da banca, o aluno receberá um e-mail da Secretaria com as informações sobre a banca e agendamento.

Atenção! Os pré-requisitos que já foram cumpridos pelo aluno e constam como “Pendente” no sistema SIGA, serão validados após o envio do e-mail acima.

PRÓXIMOS PASSOS, após receber o e-mail da secretaria:

  1. Inserir os nomes dos membros TITULARES na página 4 do arquivo da dissertação/tese;
  2. Entrar em contato com os membros da banca para agendar data e horário da defesa.*
  3. Solicitar a defesa via Sistema, com antecedência mínima de 32 dias à data de agendada, através do sistema SIGA/DAC (A DAC disponibiliza um tutorial para alunos: Tutorial Fluxo de Teses)
  4. Enviar o FORMULÁRIO de cadastro para assinatura digital, somente dos membros titulares externos

* Deverão ser disponibilizadas diversas opções de datas. A impossibilidade de participação em apenas uma data não configura justificativa para alteração da banca. Qualquer alteração (inclusive de suplentes para titulares) deverá ser previamente solicitada pelo orientador e autorizada pela CPG/FEA.

A Ata e os certificados serão enviados, pela secretaria, ao presidente da Comissão Examinadora.

IMPORTANTE: A defesa da dissertação/tese (apresentação oral), total ou parcial em inglês ou espanhol poderá ser realizada desde que haja concordância explícita do orientado, orientador e de todos os membros da banca.


Após a defesa

O Presidente da banca deverá encaminhar a ata apenas com o resultado preenchido, para posfea@unicamp.br.

A secretaria fará a inserção do arquivo no sistema SIGAD para coleta das assinaturas digitais. Em caso de alteração de título a pedido da banca, comunicar imediatamente a secretaria para providências.

O aluno deverá solicitar Ficha catalográfica para inserção na página 3 da dissertação/tese e realizar novo upload do arquivo final no sistema SIGA.  O prazo mínimo para a entrega da ficha aos alunos é de 3 dias úteis.
O prazo para inserir a versão final é de 60 dias, a partir da data da defesa;

Após upload, o arquivo será validado novamente pela secretaria e pelo orientador, seguindo para a homologação da Pró-reitora de Pós-Graduação Após homologação pela PRPG, o diploma é emitido em até 10 dias, e deverá ser consultado/baixado via Sistema, pelo próprio aluno.


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