Histórico do Projeto
O Sistema HPLC-MS foi concedido no processo FAPESP 2013/07914-8 e transformado em equipamento multiusuário no segundo semestre de 2018 (EMU 2018/23752-1). O equipamento está instalado no Laboratório de Química de Alimentos do Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (DCA-FEA-UNICAMP), sob a responsabilidade da Profª Adriana Zerlotti Mercadante.
Como EMU, o equipamento é operado por uma profissional de pesquisa de nível superior. Para realização de análises, participantes do projeto FoRC estão isentos de pagamento. Os demais usuários deverão pagar uma taxa destinada à manutenção, reposição de gases, filtros e óleo, além dos materiais de consumo necessários para o bom funcionamento do equipamento. O pagamento da taxa é realizado via Funcamp. O valor das análises é disponibilizado mediante consulta e o orçamento será feito de acordo com as informações fornecidas no formulário de solicitação de análise. Após a validação do orçamento pelo interessado, será necessário o preenchimento de um formulário para cadastro do projeto de pesquisa (instituições de ensino e pesquisa) ou da empresa. O orçamento será fornecido somente após o envio do formulário de solicitação de análise preenchido
Dados Técnicos
O equipamento consiste em um sistema de cromatografia líquida de alta eficiência acoplado aos detectores de arranjo de diodos ou fluorescência e espectrometria de massas:
– Sistema de cromatografia líquida de alta velocidade, marca Shimadzu Prominence UFLC, modelo LC-20AD, composto por: bomba de alta pressão com mecanismo de duplo pistão paralelo, faixa de fluxo 0.0001 a 10.0 mL/min, faixa de pressão de trabalho 1.0 a 40 MPa; desgaseificador de membrana online modelo DGU-20A3R para até 3 canais; forno de coluna modelo CTO-20A operando em temperatura de 10 a 85 °C com precisão de ± 0,1 °C; injetor Rheodyne; amostrador automático modelo SIL-20AHT e controladora CBM 20A. Detector PDA (photodiode array) modelo SPD-M20A, faixa de operação de 190 a 800 nm (operação simultânea) ou até 8 comprimentos de onda fixos selecionáveis; célula de fluxo de 10 mm de caminho ótico e volume de 10 μL, precisão de 0,1 nm e resolução de 1 nm. Detector de fluorescência (FL) modelo RF-20A (220 V), com sensibilidade RAMAN S/N 1200 constante de tempo de 1,5 s, faixa de operação 200 a 650 nm, volume de célula de 12 μL. Software LabSolution Multi-PDA.
– Sistema de Espectrometria de Massas, marca Bruker Daltonics, modelo amaZon Speed, analisador de massa/carga Ion Trap. Possui fontes de ionização eletrospray (ESI), fonte de ionização química a pressão atmosférica (APCI) e fonte de foto ionização a pressão atmosférica (APPI). Gerador de Nitrogênio modelo NM32LA, marca Peak Scientific. Software Compass Data Analysis.
Análises que realizamos
No momento realizamos as seguintes análises:
-Análises quantitativa e qualitativa de carotenoides (ambas no extrato saponificado): Nestas análises a separação é realizada em coluna C30, utilizando como fase móvel um gradiente de éter metil terc-butílico (MTBE) e metanol. O método utilizado está descrito em De Rosso & Mercadante J. Agric. Food Chem., 55, 5062, 2007.
– Análise qualitativa de ésteres de carotenoides: Nesta análise a separação é realizada em coluna C30, utilizando como fase móvel um gradiente de éter metil terc-butílico (MTBE), metanol e água. Os métodos utilizados estão descritos em Rodrigues et al. J. Chromatogr. A, 1457, 116, 2016; Petry & Mercadante, J. Agric. Food Chem., 64, 8207, 2016.
Solicitação de orçamento e análise
Para solicitar o orçamento e as análises, favor preencher o formulário abaixo e enviar ao e-mail emu3lqa@unicamp.br.
Para realização de análises, participantes do projeto FoRC estão isentos de pagamento. Os demais usuários deverão pagar uma taxa destinada à manutenção, reposição de gases, filtros e óleo, além dos materiais de consumo necessários para o bom funcionamento do equipamento. O pagamento da taxa é realizado via Funcamp. O valor das análises é disponibilizado mediante consulta e o orçamento será feito de acordo com as informações fornecidas no formulário de solicitação de análise. Após a validação do orçamento pelo interessado, será necessário o preenchimento de um formulário para cadastro do projeto de pesquisa (instituições de ensino e pesquisa) ou da empresa. O orçamento será fornecido somente após o envio do formulário de solicitação de análise preenchido.
Comitês
No segundo semestre de 2018 o equipamento passou a ser gerenciado como multiusuário através do Comitê Gestor e do Comitê de Usuários.
O Comitê Gestor, formado pelos pesquisadores Adriana Z. Mercadante (UNICAMP), Neuza H. Aymoto (USP) e Neura Bragagnolo (UNICAMP), é responsável pelo julgamento das solicitações de uso do equipamento mediante a apresentação dos documentos necessários.
O Comitê de Usuários, formado pelos pesquisadores Guilherme M. Tavares (UNICAMP) e Lilian R. B. Mariutti (UNICAMP), é responsável pela verificação contínua dos usuários.
Fale Conosco
Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail emu3lqa@unicamp.br.