EMU 2009/54119-3

Histórico do Projeto

O Sistema GC-MS foi concedido no processo FAPESP 2009/54119-3 e está instalado no Laboratório de Química de Alimentos do Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (DCA-FEA-UNICAMP), sob a responsabilidade da Profª Neura Bragagnolo.

Como EMU, o equipamento é operado por uma profissional de pesquisa de nível superior. Os usuários deverão pagar uma taxa destinada à manutenção, reposição de gases, filtros e óleo, além dos materiais de consumo necessários para o bom funcionamento do equipamento. O pagamento da taxa é realizado via Funcamp. O valor das análises é disponibilizado mediante consulta e o orçamento será feito de acordo com as informações fornecidas no formulário de solicitação de análise. Após a validação do orçamento pelo interessado, será necessário o preenchimento de um formulário para cadastro do projeto de pesquisa (instituições de ensino e pesquisa) ou da empresa. O orçamento será fornecido somente após o envio do formulário de solicitação de análise preenchido.

Dados Técnicos

O equipamento consiste em um sistema de cromatografia em fase gasosa acoplado a um detector de massas (GC-MS):

– Cromatógrafo gasoso da marca Shimadzu, modelo GC-2010A composto por: injetor automático modelo AOC-5000 (injeção split/splitless), configurado para injeções “combinadas” de amostras líquidas e headspace através do mesmo hardware, controlador de fluxo e pressão automático.
Características: volume de seringas de 1,0 a 5,0 mL; volume de injeção de 0,1 a 5,0 mL; rack com capacidade para 98 frascos de 2 mL para injeção de amostras líquidas; rack com capacidade para 32 frascos de 10 ou 20 mL para headspace; câmara de aquecimento para frascos de 2, 10 ou 20 mL, com agitação e controle de temperatura entre 30 e 200 °C.

– Espectrômetro de massas da marca Shimadzu, modelo QP-2010 Ultra; fonte de ionização de impacto de elétrons (EI), com energia variável ente 10 e 200 eV, corrente de ionização entre 5 e 250 μA e temperatura selecionável entre 140 a 300 ºC; analisador massa/carga quadrupolo com pré-quadrupolo. Software GCMS Solution, versão 2.7.

Análises que realizamos

– Identificação e quantificação de colesterol e óxidos de colesterol em camarão, peixes e carne: Nestas análises a separação é realizada em coluna capilar Rtx-5MS de sílica fundida (30 m x 0,25 mm x 0,25 μm) com programação de temperatura. O método utilizado está descrito em Figueiredo et al., J. Food Sci., 80, C1646, 2015.

– Identificação e quantificação de compostos voláteis provenientes da oxidação lipídica em camarão, peixes e carnes: Estas análises são realizadas no modo headspace com microextração em fase sólida (HS-SPME) utilizando fibra DVB/CAR/PDMS. A separação dos compostos é feita em coluna capilar RTX-Wax (30 m x 0,25 mm x 0,20 μm) com programação de temperatura. O método utilizado está descrito em Souza & Bragagnolo, J. Agric. Food Chem., 62, 590, 2014.

– Identificação e quantificação de compostos voláteis em queijo e iogurte: Estas análises são realizadas no modo headspace com microextração em fase sólida (HS-SPME) utilizando fibra DVB/CAR/PDMS. A separação dos compostos é feita em coluna capilar RTX-Wax (30 m x 0,25 mm x 0,20 μm) com programação de temperatura. O método utilizado está descrito em Domingos et al., Food Res. Int., 119, 793, 2019.

– Identificação e quantificação de compostos voláteis em óleo essencial: Nestas análises a separação é realizada em coluna capilar Rtx-5MS de sílica fundida (30 m x 0,25 mm x 0,25 μm) com programação de temperatura. O método utilizado está descrito em Gonçalves et al., J. Med. Plant Res., 7, 1736, 2013.

Solicitação de orçamento e análise

Para solicitar o orçamento e as análises, favor preencher o formulário abaixo e enviar ao e-mail emu3lqa@unicamp.br.

Link do Formulário

Os usuários deverão pagar uma taxa destinada à manutenção, reposição de gases, filtros e óleo, além dos materiais de consumo necessários para o bom funcionamento do equipamento. O pagamento da taxa é realizado via Funcamp. O valor das análises é disponibilizado mediante consulta e o orçamento será feito de acordo com as informações fornecidas no formulário de solicitação de análise. Após a validação do orçamento pelo interessado, será necessário o preenchimento de um formulário para cadastro do projeto de pesquisa (instituições de ensino e pesquisa) ou da empresa. O orçamento será fornecido somente após o envio do formulário de solicitação de análise preenchido.

Comitês

O Comitê Gestor, formado pelos pesquisadores Neura Bragagnolo (UNICAMP) e Lilian Regina Barros Mariutti (UNICAMP), é responsável pelo julgamento das solicitações de uso do equipamento mediante a apresentação dos documentos necessários. 

O Comitê de Usuários, formado pelos pesquisadores Walkiria H. Viotto (UNICAMP) e Valdecir Luccas (ITAL), é responsável pela verificação contínua dos usuários.

Fale Conosco

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail emu3lqa@unicamp.br.