- Departamentos
- Regimentos
- Sistemas
- Biblioteca
Acervo
Serviços
- Rede Sem Fio e VPN
Mastersizer
Equipamento
Mastersizer: Analisador de distribuição de tamanho de partículas
Aparelho baseado na incidência de laser na amostra. A partir do índice de refração desta luz por detectores ópticos, é avaliada a distribuição do tamanho de partículas ou gotas. Assim, possui grande flexibilidade para trabalho com emulsões, suspensões e pós na faixa de 0,02 a 2000 μm.
Especificações técnicas
Mastersizer (Malvern Instruments Ltd) – modelo 2000
- Faixa de tamanho de materiais: 0,02 a 2000 μm
- Unidade manual de dispersão de amostras Hydro 2000S (dispersão de partículas em líquidos em volumes de 50 a 120 mL)
- Unidade de dispersão automática seca Scirocco 2000 (análise de pós secos)
Zetasizer
Equipamento
Zetasizer: Medidor de potencial zeta com light scattering acoplado
Equipamento que acopla três técnicas diferentes: Dynamic light scattering (DLS), Static light scattering (SLS) e o potencial zeta. Pode ser usado para soluções concentradas, pois trata-se de uma técnica não invasiva. Permite estimar a massa molecular de biopolímeros. Medição automática de potencial zeta, tamanho e intensidade (com Zetasizer apropriado), em função de pH, condutividade ou concentração aditiva.
Especificações técnicas
Zetasizer (Malvern Instruments Ltd) – modelo Nano ZS
- Faixa de tamanho de gotas e partículas: 0,6 nm a 9 μm
- Faixa de tamanho para potencial zeta: 3,8 nm a 100 μm
- Ângulos de medição de tamanho: 12,8° e 175° (água como dispersante)
- Faixa de temperatura: 0ºC a 90ºC (70ºC máximo com célula capilar DTS1060).
- Inclui Titulador Multi-Propósito MPT-2
Spray Dryer
Equipamento
Spray dryer
Equipamento utilizado para transformar alimentos no estado líquido ou em pasta para o estado de pó. Um bico aspersor pulveriza o material em uma câmara que recebe ar quente comprimido e este promove a secagem imediata das gotas, transformando-as em partículas sólidas.
Especificações técnicas
Spray Dryer (Lab-Plant UK Ltd) – modelo SD-06
- Temperatura do ar de secagem : 40 a 250°C
- Vazão de alimentação: bomba peristáltica com vazão variável até 32 mL/min
- Aspersão/fluxo de ar quente: co-corrente, descendente
- Circulação de ar seco: variável de 100 a 300 m³/h
- Compressor: 2,0 m³/h @ 2,0 bar / 1,7 m³/h @ 4,0 bar
- Capacidade de evaporação de água: aprox. 1500 mL/h, a 250°C de temperatura de entrada
- Bico aspersor com orifício de 0,5 mm
UPLC-MS
Equipamento
UPLC-MS: Sistema de cromatografia líquida de ultra-alta pressão acoplada a detector de massas
Sistema UPLC composto por amostrador automático com controle de temperatura, forno para colunas, detector por arranjo de diodos, sistema de teste de colunas e duas colunas. Espectrômetro de massas com interface para cromatografia líquida, sistema de ionização por “electrospray” e opção para ionização química a pressão atmosférica, filtro de massas analisador quadrupolo, com bomba turbomolecular e detector tipo “photomultiplayer” e gerador de nitrogênio.
Especificações técnicas
UPLC-MS (Waters) – model ACQUITY
- Sistema binário de bombeamento, pressão até 15000 psi, fluxo programável até 2 mL/min
- Degaseificador automático
- Filtro de massas: Quadrupolo (Single) de 2 a 2000 amu
- Sistemas de ionização API e electrospray
- Detector PDA

