Skip links

Grupo de Extensão Social e Tecnológica

Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp

Apresentação

A extensão social da FEA é responsável por um setor de apoio permanente a ações e projetos de extensão de cunho social e comunitário, em áreas temáticas
relacionadas à formação em engenharia de alimentos.
Os grupos de extensão social atuam na FEA há muitos anos. Recentemente, decidiu-se unir os grupos e formalizá-los em uma única equipe de extensão.
Para definir a missão, visão e valores, foi feita uma reunião entre os membros do grupo. Para definir o nome e o logo realizou-se um concurso na UNICAMP. 
 
Os vencedores foram Júlia Michelazzo e Rafael Baldam, respectivamente pela marca nominativa (GESTO) e pela marca figurativa.

A origem de nossa marca figurativa

O aperto de mão é uma convenção universal de acordo, colaboração, representando um contrato social. Este conceito é a materialização do momento em que as duas partes se identificam como iguais.

Foi adotada também, a simplificação do desenho, de modo a representar um aperto de mão de forma quase abstrata.

Missão

Organizar e desenvolver projetos e ações junto às comunidades/grupos sociais com acesso restrito a recursos, construindo conhecimentos que possam propiciar a superação de suas dificuldades, limitações tecnológicas e socioeconômicas e, para os participantes, o aprimoramento acadêmico e pessoal.

Visão

Ser reconhecido como um grupo institucional de extensão comunitária formada por alunos, professores e funcionários para o aprimoramento acadêmico dos alunos, o fortalecimento da extensão universitária e o empoderamento das comunidades envolvidas.

Valores

Responsabilidade cidadã-social, comprometimento, ação participativa, horizontalidade, uso/desenvolvimento de tecnologia apropriada, adaptabilidade, pró-atividade, extensão social como atividade acadêmica, respeito às diversidades.

NOVO SITE:
● https://sites.google.com/view/gestounicamp/p%C3%A1gina-inicial

Histórico

O Projeto Nhunguara foi um projeto de extensão que ocorreu entre 2008-2011 em apoio à Associação de Moradores do Bairro Nhunguara, Eldorado – SP para estruturação de fábrica artesanal de doce de banana e oficina de custos de processo.

Foi realizado o projeto Planejamento Participativo de Fábrica Comunitária para Produção Artesanal de Alimentos com submissão do projeto também ao Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania (2008-2011), Apoio a Grupo de Mulheres para Produção de Banana Chips (2009-2010), – Responsabilidade e Assistência Técnica no projeto de implantação de Fábrica Comunitária para Produção Artesanal de Derivados de Frutas (especificações de prédio e instalações, aquisição equipamentos, oficinas diversas, (2009-2011) como a oficina de capacitação em custos de produção, gestão da produção, boas práticas de fabricação boas práticas, processamento de bala e doce cremoso de banana, entre outros.

O projeto AMA-Chips tem como finalidade atender a uma das demandas tecnológicas da Associação das Mulheres Agroecológicas (AMA) do assentamento 12 de Outubro, Mogi Mirim – SP: melhorar a qualidade da mandioca chips produzida pelo grupo.
 
Foram realizados testes e oficinas sobre o processamento no assentamento e na FEA-UNICAMP com experimentos visando à otimização do processamento para obtenção de produto final com baixo teor de gordura e adequadas características sensoriais (cor, aroma, sabor e textura), bem como a preservação do óleo de fritura. 
 
Neste semestre, o projeto segue com o objetivo de melhorar a vida de prateleira dos produtos, principalmente a mandioca chips, considerando o conhecimento já existente, as atuais práticas de processamento, as embalagens utilizadas e os recursos tecnológicos e financeiros disponíveis.
 
A maior durabilidade dos produtos fortalece a autonomia da AMA na comercialização, permitindo melhores condições nas negociações.
 
Este projeto também vem ao encontro do premio Universidade Solidária, ganho no ano de 2012, o qual permitirá a reforma do barracão da AMA e a montagem de uma pequena agroindústria, mas que não abrangerá o tipo de ação pretendida por este projeto.

 
Cozinha da AMA é um projeto de extensão comunitária executado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) junto à Associação de Mulheres Agroecológicas Vergel (AMA) do Assentamento 12 de Outubro, localizado no município de Mogi Mirim (SP).O projeto Cozinha da AMA foi um dos 8 vencedores do Prêmio Santander Universidade Solidária 2012.
A relação dos projetos vencedores em todo o Brasil pode ser vista na página da Unisol, uma das entidades parceiras do concurso.
O objetivo geral deste projeto é viabilizar produção comercial de mandioca e banana chips e assegurar infraestrutura mínima de uma fábrica artesanal e comunitária para processamento de outras matérias primas pela Associação de Mulheres Agroecológicas do Assentamento 12 de Outubro.
 
Os objetivos específicos do projeto são:
1.  Reforma de  parte do barracão comunitário para o processamento de mandioca e banana chips.
2.  Implementação de estrutura produtiva necessária à produção de mandioca e banana chips.
3.  Elaboração de documentações e instruções técnicas para obtenção dos registros legais para funcionamento e comercialização.
4.  Capacitação das agricultoras para a condução de todas as atividades do empreendimento.
 
Mais informações no site: https://sites.google.com/site/cozinhadaama/
 

O projeto Juçara auxilia a Associação de Moradores do bairro Rio Preto na produção e comercialização de polpa congelada dos frutos da palmeira juçara.
 
Através da aplicação do conhecimento técnico e científico relacionado ao processamento de alimentos, o projeto proporciona aos participantes uma formação complementar àquela oferecida pela universidade, através da prática e das vivências integrados no projeto.

Ações Pontuais

Participação em eletiva: “Ciência e Sociedade”: A atividade foi realizada para alunos do Ensino Médio do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (PEI) Vitor Meireles (Campinas). O programa da disciplina continha tópicos sobre aspectos técnicos e sociológicos da alimentação, com foco em processos de fermentação, destilação, produção de etanol, bebidas alcoólicas e seus impactos econômicos e sociais no país.
Inicialmente foi realizada uma conversa sobre o que é Engenharia de Alimentos e qual o seu papel na Segurança do Alimento e na Segurança Alimentar.

● Oficina de queijos: Projeto realizado em conjunto a Professora Nathalia Cirone da FEA e suas alunas, Jaqueline de Almeida e Victória Vilaça, que teve como público alvo produtores de queijos artesanais. Foram elaborados materiais, como um Manual de Boas Práticas de Fabricação para produção de queijo artesanal, além de oficinas abertas ao público visando informar sobre a manipulação de alimentos a fim de melhorar a qualidade de queijos artesanais.

● Ação pontual com a ENACTUS: Ação pontual em parceria com a ENACTUS/Unicamp no Abrigo de mulheres para produção das trufas para vender. Realizaram-se oficinas e materiais voltados para Boas práticas de fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Higienização.

● Assentamento Elizabeth Teixeira: Projeto de Extensão com o grupo de mulheres produtoras agrícolas do Assentamento Elizabeth Teixeira (Limeira/SP), inicialmente em conjunto à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Unicamp), para a formulação e o desenvolvimento de produtos processados artesanais, oficinas de Boas Práticas de Fabricação, entre outras.

● Semana da Extensão Social: Ciclo anual de eventos que ocorre entre outubro e novembro, promovido pelo GESTo em parceria com outros grupos, faculdades e palestrantes, sendo a X Semana de Extensão em 2021. Escolhe-se um tema “mãe” e ao longo de alguns dias, são realizadas rodas de conversa, palestras, dinâmicas, debates, sempre voltados à troca de conhecimento e interação coletiva.

Contato

ENDEREÇO
Faculdade de Engenharia de Alimentos - UNICAMP
R. Monteiro Lobato, 80 - Cidade Universitária,
Campinas - São Paulo,
13035-388
 
CONTATO
 
REDES SOCIAIS
● Instagram: @gesto.unicamp;
● Facebook: https://www.facebook.com/gestounicamp
● E-mail: gesto.unicamp@gmail.com;
 
 
COMO CHEGAR: