A Secretaria de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos – SEP-FEA, visa promover atividades que interagem com a comunidade acadêmica da Faculdade, ex-alunos, empresários e a população, de modo que a pesquisa e ensino possam cada vez mais expandir em novos conceitos, técnicas e aperfeiçoamento com a realidade social da região e do país e tem as seguintes atribuições:
- Assessorar na divulgação e elaboração de cursos, minicursos, palestras, workshops e afins na Faculdade de Engenharia de Alimentos.
- Auxiliar os professores em todos os aspectos relacionados à implantação e/ou oferecimentos de cursos e parcerias;
- Gerenciar as rotinas administrativas;
- Assessorar o Coordenador de Extensão e Pesquisa, bem como a Comissão de Extensão e Pesquisa, inclusive nas reuniões de trabalho;
- Efetuar contatos junto à EXTECAMP e FUNCAMP;
- Apoiar administrativamente na formalização e acompanhamento de implantação de cursos, atualização de ementas, pedidos de convalidação das disciplinas de extensão e especialização, etc.;
- Gerenciar e arquivar as informações da Coordenação- e da Comissão de Extensão e Pesquisa;
- Realizar o controle acadêmico dos cursos de extensão e especialização;
- Elaborar o cronograma de oferecimento dos cursos de extensão e especialização;
- Formalizar os oferecimentos de cursos de extensão e especialização;
- Preparar grades horárias individuais dos cursos de extensão e especialização (oferecimentos);
- Divulgar os cursos de extensão e especialização;
- Manter home-page atualizada, no tocante ao fornecimento de todas as informações a serem inseridas e atualizadas dos cursos de extensão e especialização.
- Controlar a realização e solicitar os pagamentos de professores, solicitar pedidos de compras diversos, etc.
- Efetuar o atendimento ao público (fone, pessoal, e-mail);
- Ser responsável por recebimento de matrículas; cadastro de alunos no sistema de gerenciamento acadêmico; emissão de declarações e documentos diversos para alunos e professores e qualquer tipo de apoio relacionado à infraestrutura acadêmica dos cursos de extensão e especialização;
- Organizar o apoio administrativo e funcional às atividades de aula dos cursos de extensão e especialização.
- Assessorar a Comissão de Extensão e Pesquisa na divulgação das atividades de Marketing junto à comunidade externa, relacionadas aos cursos de extensão e especialização e das demais atividades de extensão e pesquisa realizadas pela Unidade.
- Divulgar editais e chamadas de projetos das agências de fomento à pesquisa.
- Assessorar na organização e logística de eventos, seminários, workshops e palestras;
- Manter atualizado o SIPEX e emitir a primeira versão dos Relatórios de Atividades Docentes.
- Elaborar estatísticas de produção científica da FEA e produtividade dos docentes.
- Assessorar na elaboração de convênios, contratos de cooperação e prestação de serviços e outras atividades correlatas em sua esfera de atuação.
- Dar suporte aos PPG´s no preenchimento da Plataforma Sucupira da CAPES, através de treinamento de pessoas definidas pelos PPG´s.
- Gerenciar projetos de pesquisa institucionais, sob a coordenação da Direção da Unidade, desenvolvendo as seguintes atividades: liberação de recursos, obtenção de orçamentos, assessorar na elaboração de contratos, controle de saldos, controle de prazos e prestações de contas, auxiliar na elaboração de relatórios, etc.
- Assessorar administrativamente os projetos individuais, temáticos e similares, coordenados por docentes da FEA junto à FAPESP, CNPq, FINEP, CAPES e demais agências de financiamento, auxiliando na liberação de recursos, obtenção de orçamentos, aquisições de materiais e serviços, nos pagamentos de empresas, na elaboração de contratos, no controle de saldos e prazos, na análise e auditoria em documentação fiscal e na prestações de contas.